É, você não leu errado. Carlos Morimoto, "fundador" do Kurumin e sua saga está pensando em abandonar a manutenção do sistema devido a questões pessoais e, pelo que vejo, concorrência.
Vamos aos fatos (favoráveis):
- Kurumin é uma ótima distribuição Linux Live-CD.
- Facilidade no uso.
- Agragações ao sistema, incluindo painéis de controle, instaladores dos mais diversos softwares e módulos (drivers).
- É feita por brasileiro. É mantida por brasileiro, tem fórum em português brasileiro.
- Muitos fãs (fanáticos inclusive).
Vamos aos fatos (desfavoráveis)
- Kurumin depende muito da manutenção e personalização. Atualizar via apt-get pode destruir personalizações do sistema e/ou agregar recursos fora do natural ao sistema.
- Ubuntu veio pra ficar, e é, na minha opinião, de longe, melhor que o Kurumin. Por vários motivos, principalmente porque há gente com muito $$$ trabalhando no S.O. Não desmerecendo o Kurumin, DE NENHUMA FORMA, mas suporte financeiro é fundamental para qualquer projeto em Linux, seja por venda de CDs, suporte ou treinamento.
- Ubuntu traz confiabilidade no Linux, exatamente por prover um sistema mais limpo de personalizações, repositórios próprios e equipe trabalhando na segurança do S.O. Quanto a segurança o Kurumin não deve se queixar, usar repositórios security do Debian é mais do que suficiente.
- Kurumin não é estável o suficiente para ser usado como servidor de produção. (nem vem com papo que não é o foco, eu já sei). Já o Ubuntu tem versão server (apesar de não prestar muito não).
Por que comparei com o Ubuntu?
Bom, Ubuntu é baseado no Debian, como o Kurumin, são projetos diferente com a mesma finalidade, levar ao usuário final um Linux, deixando de ser coisa de Geek.
Lembrando que o projeto ainda não terminou e o Morimoto ainda está pensando no que vai fazer. Se você tem tempo, entende de Linux, tem condições de ajudar, entre em contato no fórum. Ajude. Linux é nativo, é brasileiro. Sem os recursos financeiros do Ubuntu, o Kurumin chegou muito mais longe do que a maioria pensava. Usei a versão 2.20, se não me engano, pela primeira vez e é um dos meus CDs de resgate de Linux morto por ataques, problemas de HD e tudo mais...
Espero que o projeto não termine e que continue crescendo.
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário